top of page

CONFERENCISTAS

antonio-sarmento1.jpg

ANTÓNIO SARMENTO

​

Professor Catedrático  da Faculdade de Medicina do Porto, dirige o Serviço de Doenças Infecciosas do Centro Hospitalar Universitário São João.

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

CidaliaPinaVaz.png

CIDÁLIA PINA VAZ

 

É investigadora integrada do grupo de investigação MicroMed, do CINTESIS.

Licenciada e doutorada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), Cidália Pina Vaz é médica especialista em Patologia Clínica, integrando o corpo clínico do Centro Hospitalar de São João desde 1994.

​

É também Professora Associada na FMUP, no Laboratório de Microbiologia, desde 2000.

Subscreveu já cerca de 100 artigos científicos e acumula no seu curriculum vários galardões, atribuídos por entidades como os Laboratórios LabMed e a Pfizer. Atualmente é CEO da empresa de investigação clínica FASTinov,

​

Sobrinho_Simões_edited.jpg

MANUEL

SOBRINHO SIMÕES

Professor Catedrático, Diretor da Unidade de Patologia e Oncologia e Diretor do Depart. de Patologia  da Faculdade de Medicina do Porto, Chefe de Serviço no CHSJoão e Presidente  do Ipatimup.

​

​

Foi eleito  em 2016, pela revista britânica "The Patologist", o mais influente patologista do mundo.

É membro da Direção do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S). É Vice-Presidente do Health Cluster Portugal.

​

Saiba mais: Entrevista de vida  / Entrevista

Melhor patologista / Minutos inspiradores  

Rogério_Martins.jpg

ROGÉRIO MARTINS

Professor e investigador no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa. É doutorado em Matemática, na área de Sistemas Dinâmicos e Equações Diferenciais. 

É o autor e apresentador do programa “Isto é matemática” na SIC , totalmente dedicado à divulgação da Matemática, que já vai na 11ª temporada.  

É também a voz de muitos dos vídeos de matemática da Khan Academy  Portugal. Foi Director da Gazeta de Matemática,  da Sociedade Portuguesa de Matemática. Apresentou palestras  TEDx  e  dezenas de palestras de divulgação para escolas e público geral. Considerado,  pelo jornal Expresso, um dos 100 portugueses mais influentes de 2012, pelo  seu trabalho em comunicação de ciência.

 

Saiba mais: Isto é matemática

​

jose.cravino.jpg

JOSÉ PAULO CRAVINO

É Professor Auxiliar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Publicou 11 artigos em revistas especializadas e 17 trabalhos em atas de eventos, possui 5 capítulos de livros e 4 livros publicados. Possui 1 item de produção técnica. Atua na área de Física Nas suas atividades profissionais interagiu com 82 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.

​

​

​

​

​

​

IsabelMalaquias.jpg

ISABEL MALAQUIAS

Professora no Departamento de Física
Docente da Universidade de Aveiro eleita membro correspondente da Academia Internacional de História da Ciência.

 É a primeira personalidade da UA, e uma das poucas cientistas portuguesas, a integrar esta prestigiada academia.

​

doutorada em Física pela Universidade de Aveiro, desde 1994. Os seus interesses de investigação situam-se no âmbito da História das Ciências Físicas, História dos Instrumentos Científicos e Instituições (séculos XVIII-XX) e Educação Científica.

​

Saiba mais: Distinção

Luis Portela3.jpg

LUÍS PORTELA

Nascido em 1951 no Porto, é licenciado em Medicina pela Universidade do Porto. Exerceu atividade clínica no Hospital de S.João  durante três anos e foi docente da Universidade do Porto durante seis anos onde lecionou a cadeira de Psicofisiologia. 

Desligou-se da carreira médica e universitária para se dedicar à gestão de empresas. Assumiu a presidência dos Laboratórios Bial,  até janeiro de 2011. 

 No Grupo Bial criou e desenvolveu um Centro de Investigação, onde trabalham atualmente mais de 100 pessoas, das quais 43 são doutoradas. O seu prazer pela leitura e pela reflexão levou-o à escrita, tendo-o feito com caráter permanente em alguns órgãos de comunicação social. 

​

Saiba mais: Grande entrevista

​

teresa-paiva.jpg

TERESA PAIVA 

Nasceu em Lisboa em 1945 e licenciou-se em Medicina em 1969. Tem as seguintes especialidades atribuídas pela Ordem dos Médicos: Neurologia e Neurofisiologia em 1975 com competência em Medicina do Sono. Tem o título  de  European  Somnologist da European Sleep Research Societicina  e fez a Agregação em Neurologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FM-UL) Foi Professora Associada convidada de Neurologia (FM-UL) e de Engenharia Biomédica no Instituto Superior Técnico. É diretora clínica do CENC – Centro de Medicina do Sono.

Publicou mais de 145 trabalhos científicos, é editora/co-editora de 13 livros científicos, e co-autora de 70 capítulos

de livro; supervisionou 10 teses de Doutoramento e 62 teses de Mestrado. 

​

Saiba mais: iSleep 

Jose_Xavier.jpg

JOSÉ CARLOS XAVIER

Biólogo marinho e cientista polar. 

Professor da Universidade de Coimbra, investigador do MARE (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente) e da British Antarctic Survey (Cambridge, Reino Unido).

Venceu o prémio internacional “APECS International Mentorship Award 2018”

​

​

​

​

​

​

​

​

Saiba mais: Histórias Antárticas         

                    Cientista Polar   

​

renato_henriques.jpg

RENATO HENRIQUES

Professor Auxiliar do Departamento de Ciências da Terra da Universidade do Minho e membro do Instituto de Ciências da Terra (ICT).  Diretor da Licenciatura em Geologia .

Produziu cerca de 80 publicações científicas incluindo teses, livros, artigos em revistas científicas e congressos nacionais e internacionais. Participou em inúmeras atividades de formação e
divulgação científica.

Atualmente dedica-se ao estudo da dinâmica costeira e reconstituição tridimensional do terreno com recurso a veículos aéreos não tripulados. Desenvolve também atividade em sistemas de informação geográfica, geodesia e posicionamento exato.

bottom of page